quarta-feira, 25 de novembro de 2009

O nosso corpo e como ele é afetado pelo hipotireoidismo




Aqui, um resuminho das causas e conseqüências dos sintomas do Hipotireoidismo no nosso metabolismo:
- Tireoidite de Hashimoto: doença auto-imune com destruição da glândula pelos próprios anticorpos. Como os anticorpos atacam as células,os níveis de T3 e T4 vão diminuindo e neste momento a hipófise estimula maior produção de TSH,que tentará estimular as células ainda sadias a produzir T3 e T4.O paciente já não apresenta mais sintomas,mas o TSH ainda continua alto.Com a morte de mais células há mais secreção de TSH,só que as células já não mais produzem T3 e T4,e assim surgem os sintomas(bócio).
- O paciente engorda, pois o metabolismo fica mais lento, ocasionando num hipometabolismo de lipídios e diminuição da lipólise , levando ao seu aumento no sangue, podendo provocar a aterosclerose.
- Devido ao desacoplamento que os hormônios T3 e T4 na cadeia respiratória em relação à fosforilação oxidativa (não há produção de calor), pessoas com hipotireoidismo sentem intolerância ao frio.
- Há hipoglicemia pois a glicólise e a gliconeogênese ficam desestimuladas pela baixa concentração de hormônios tireoidianos.
- O excesso de TSH e de tireoglobulina não iodada levam ao bócio, devido a carência de iodo.
- Há constipação, depressão e refluxo por menor excitabilidade neuromuscular e menor mobilidade gastrointestinal.
- Os pacientes apresentam às vezes inchaço, pois diminui a filtração dos glomérulos renais, retendo água e sal.
- A menstruação e o sistema reprodutivo podem ser afetados, pois há toda uma alteração hormonal.

2 comentários:

  1. TENHO TIREOIDITE COM SINTOMAS DE HIPO E É HORRÍVEL, SUDORESE EXCESSIVA E CALOR, DE REPENTE FRIO, IRREGULARIDADE NA PRESSÃO ARTERIAL E FUNÇÃO INTESTINAL. HÁ NOVE MESES FACO USO DE LEVÓIDE QUE FOI PERFEITO NO INICIO, AGORA PARECE QUE NÃO FAZ MAIS EFEITO. LOUCURA MEUS DEUS!!

    ResponderExcluir
  2. As vitamina usuárias dia dia e iodo dieta com hortaliças e frutas e o uso do remédio com intervalos com a desintoxicação e caminhadas sem excesso de exercícios físicos podem ser longevidade.

    ResponderExcluir