domingo, 22 de novembro de 2009

Como são sintetizados os corticóides?






Os corticóides são hormônios esteróides, ou seja, são sintetizados a partir do colesterol.




A ligação com as células das glândulas adrenais se dá por meio de receptores de membrana específicos, com posterior endocitose das vesículas (de HDL e LDL). Dentro da célula, os componentes vesiculares são digeridos por lisossomos, sendo o colesterol, então, liberado de sua ligação com os transportadores.
A partir daí, tal molécula pode seguir dois caminhos dentro da célula: permanecer no interior dos vacúolos digestivos na forma esterificada ou seguir a via biossintética dos hormônios corticóides.




De 60 a 80% do colesterol utilizado na gênese dos corticóides vêm das vesículas de HDL e LDL.




Quando se tem estímulos de ACTH ( jajá vai ser explicado melhor), o colesterol estratificado armazenado é o precursor mais importante.








Os glicocorticóides





A produção desses corticosteróides é regulada pelo hipotálamo, em função de diversos estímulos. Os principais estímulos são: o estresse e o ciclo circadiano.





Esse estresse pode ser causado por diversos fatores: infecções, traumas, cirurgias, partos, ansiedade, competição, depressão, exercício físico, hipoglicemia, queimaduras, exposição ao frio e hipertermia, e outros.





O ciclo circadiano é um mecanismo do corpo para ajustar o relógio biológico. Esse nosso “relógio biológico” faz com que a secreção noturna de ACTH (será explicado abaixo) e de cortisol (principal glicocorticóide) se faça de modo pulsátil, alcançando seu nível mais baixo na primeira metade da noite, aumentando rapidamente ao aproximar-se o despertar, quando sua secreção é máxima.







Então, esses estímulos vão ativar o hipotálamo, que irá secretar o CRH, que fará com que a adenohipófise secrete ACTH que ativará a glândula adrenal para produzir glicocorticóides.





Para o controle de produção dos glicocorticóides temos o “ feed-back ” negativo, ele tenta ir contra o evento que está acontecendo e estabelecer a homeostasia ou equilibrio do meio interno. Ou seja, níveis elevados de corticosteróides têm um efeito inibitório, formando um circuito de “feed-back ” negativo responsável pelo controle deste mecanismo.











Os mineralocorticóides





à A secreção de aldosterona (principal mineralocorticóide) é primariamente regulada pelo sistema renina-angiotensina e pelas concentrações séricas de potássio. Nas situações em que ocorre redução de volume intravascular , da pressão de perfusão renal ou da carga filtrada de sódio ocorre estímulo à produção de renina no rim.


A renina transformará o angiostênio ( produzido no fígado) em angiostenina I ( que depois virará II e III), e a angiostenina liga-se a receptores específicos na zona glomerulosa, para estimular a produção da aldosterona.








Nenhum comentário:

Postar um comentário