quarta-feira, 25 de novembro de 2009

O hipertireoidismo e sua ação no organismo




Como será que nosso metabolismo fica afetado pelo Hipertireoidismo?
Aqui, uma lista dos principais efeitos no nosso organismo:

-Doença de Graves: doença auto-imune em que há TSH suprimido e T3 e T4 elevados. Os anticorpos atacam a própria tireóide, e assim esses hormônios tem influência sobre o TSH e levam à um crescimento exagerado da glândula. É freqüente ser hereditário. Um dos sintomas é a exoftalmia em que há um inchaço atrás dos olhos que os empurra pra frente fazendo com que pareçam maiores e saltados, ficando vermelhos e inchados, podendo haver perda da visão.
-Há um quadro de hiperglicemia pois os hormônios tireoidianos aceleram a glicólise que é superada pelo aumento nas taxas de gliconeogênese e assim aumenta a absorção de glicose no intestino. Quem não tem diabetes, o nível de glicose circulante é compensado pelo aumento da produção de insulina, mas já quem é diabético, o quadro tende a pode piorar.
-A pessoa emagrece, pois o metabolismo fica acelerado devido a estimulação da lipólise e a proteólise levando a uma diminuição do colesterol(pois haverá aumento na produção de receptores de LDL).Os hormônios em excesso superam as taxas de degradação dos lipídios e assim há menor concentração de lipídios no sangue.
-A pessoa tem insensibilidade ao calor, pois o excesso de T3 e T4 causam desacoplamento da cadeia respiratória aumentando o consumo de 02 e da termogênese.
-O excesso de hormônios leva a uma maior produção de enzimas e coenzimas e assim os que sofrem desse mal devem consumir mais vitaminas.
-Como o hipertireoidismo leva a catálise de proteínas, os que sofrem desse mal sentirão fraqueza muscular e devido as altas concentrações de componentes nitrogenados no sangue.
-Devido ao feedback negativo que os hormônios tireoidianos sofrem com a leptina, essa alta concentração levará a hiperfagia(muita fome).Assim, quem tem hipertireoidismo sente muita fome e não engorda.
-Ocorre também bócio que acontece pela hiper produção dos hormônios tireoidianos e que provocam a hipertrofia da glândula.Há o bócio nodular tóxico,onde vários nódulos linfóides proliferam na glândula,aumentando seu tamanho.
-Ocorre tremores e insônia pela maior excitabilidade neuromuscular.

Nenhum comentário:

Postar um comentário