terça-feira, 3 de novembro de 2009

Tireóide

            


             A tireóide (termo grego que significa "escudo", devido ao formato) é uma das maiores glândulas endócrinas do nosso corpo. Localizada na parte anterior da traquéia e formada por dois lobos, ela é responsável pela produção principalmente de dois homônios, tiroxina (T4) e triiodotironina (T3) que são responsáveis por regular o metabolismo e também a taxa funcional de muitos sistemas. Outro hormônio produzido por ela é a calcitonina que possui papel importante na regulação da homeostase do cálcio.
             A produção dos hormônios T3 e T4 é regulada pelo hormônio hipofisário TSH ( em inglês , thyroid stimulating hormone) que ativa o seu respectivo receptor membranar de cada célula folicular. Ele também é regulado pela quantidade de T3 e T4 ocorrendo assim o chamado feedback negativo. Estes por sua vez (T4 sendo grande parte convertido em T3 por sua maior força) regulam o metabolismo atuando na atividade das mitocôndrias.
             O hipotireoidismo e o hipertireoidismo são doenças relacionadas a quantidade de iodo, pois ele juntamente com aminoácidos são formadores da tiroglobulina, uma proteína de alto peso molecular que é secretado dentro dos folículos em uma solução aquosa e viscosa chamada de colóide. Dependendo da necessidade este líquido colóide é captado por pinocitose. A tiroglobulina aí presente é digerida por lisossomas e trasformada em T3 e T4.
             Alguns efeitos da maior quantidade destes hormônios é o aumento da força da contração cardíaca, mair atenção e maior ansiedade. Existem também sensações como o frio e o estresse que aumentam a produção deles aumentando assim a taxa metabólica basal.


Postado por: jefferson bitencourt borges

Nenhum comentário:

Postar um comentário