sexta-feira, 20 de novembro de 2009

Hiperaldosteronismo


A aldosterona é um mineralocorticóide produzido na zona glomerulosa da glândula adrenal , participa no equilíbrio dos minerais e dos líquidos do organismo. Esta substância desempenha a sua função nos rins, onde favorece a reabsorção de sódio e a eliminação de potássio pela urina, o que provoca um aumento da retenção dos líquidos no organismo e, consequentemente, um aumento da pressão arterial.

O hiperaldosteronismo é uma doença caracterizada pelo excesso de aldosterona, esse excesso pode ser provocado por varias causas, assim é possível distinguir dois tipos da doença.

1.0 hiperaldosteronismo primário costuma ser provocado pelo desenvolvimento de um tumor no córtex supra-renal, produzindo aldosterona que escapa ao normal mecanismo de controlo

2. No hiperaldosteronismo secundário, a causa é uma alteração no complexo mecanismo que controla a produção de aldosterona, nomeadamente um aumento da produção renal de renina.

A consequência mais grave da doença é a hipertensão arterial, apresentando sintomas característicos como dor de cabeça, palpitações, náuseas e tonturas.
Caso a hipertensão seja muito intensa e não seja corrigida com o tratamento adequado, costuma provocar, a longo prazo várias complicações entre as quais se destacam a insuficiência cardíaca e os acidentes vasculares cerebrais. O aparecimento de sintomas que indicam uma redução da concentração de potássio no sangue, alterações neurológicas, bem como formigueiros, debilidade muscular e paralisia também podem surgir já que a aldosterona tem a função de promover a eliminação de potássio através da urina.
Tratamento
O tratamento do hiperaldosteronismo compreende em medidas destinadas a controlar a pressão arterial e favorecer a eliminação de líquidos. A terapêutica mais importante corresponde à administração de diuréticos, cujo tipo e doses devem ser especificamente selecionados conforme cada caso.
No caso da doença provocada pela existência de um tumor nas glândulas supra-renais, a cura total pode passar pela sua extração cirúrgica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário