segunda-feira, 9 de novembro de 2009

Os corticóides e suas funções

Os corticóides são hormônios produzidos pelas glândulas supra-renais, também conhecidas como adrenais, são duas glândulas que se localizam em cima dos rins.








Essa glândula é composta por duas partes: a medula adrenal e o córtex adrenal. O córtex adrenal possuem três zonas que sintetizam três diferentes tipos de corticóides: zona glomerulosa, que sintetiza mineralocorticóides; a zona fasciculada,que sintetiza os androgênicos; e a zona reticulada, que sintetiza os glicocorticóides, tendo como o mais importante o cortisol . O hormônio adenocorticotrófico (ACTH) é produzido na hipófise e incentiva a produção dos corticóides.



Principais funções:

O Cortisol ( parte do grupo dos glicocorticóides), conhecido como hormônio do estresse ( lesões, queimaduras, hemorragias, dor...), tem como sua principal função garantir glicose para a célula. Também está relacionado ao metabolismo intermediário dos açúcares, gorduras e proteínas; e tem um efeito inibidor das células de defesa do organismo. Os androgênicos são hormônios sexuais. E os mineralocorticóides agem no rim, controlando os níveis de sódio e potássio na urina e no sangue.
(Fonte das imagens: http://www.mdsaude.com/ )

Nenhum comentário:

Postar um comentário