quarta-feira, 25 de novembro de 2009

O nosso corpo e como ele é afetado pelo hipotireoidismo




Aqui, um resuminho das causas e conseqüências dos sintomas do Hipotireoidismo no nosso metabolismo:
- Tireoidite de Hashimoto: doença auto-imune com destruição da glândula pelos próprios anticorpos. Como os anticorpos atacam as células,os níveis de T3 e T4 vão diminuindo e neste momento a hipófise estimula maior produção de TSH,que tentará estimular as células ainda sadias a produzir T3 e T4.O paciente já não apresenta mais sintomas,mas o TSH ainda continua alto.Com a morte de mais células há mais secreção de TSH,só que as células já não mais produzem T3 e T4,e assim surgem os sintomas(bócio).
- O paciente engorda, pois o metabolismo fica mais lento, ocasionando num hipometabolismo de lipídios e diminuição da lipólise , levando ao seu aumento no sangue, podendo provocar a aterosclerose.
- Devido ao desacoplamento que os hormônios T3 e T4 na cadeia respiratória em relação à fosforilação oxidativa (não há produção de calor), pessoas com hipotireoidismo sentem intolerância ao frio.
- Há hipoglicemia pois a glicólise e a gliconeogênese ficam desestimuladas pela baixa concentração de hormônios tireoidianos.
- O excesso de TSH e de tireoglobulina não iodada levam ao bócio, devido a carência de iodo.
- Há constipação, depressão e refluxo por menor excitabilidade neuromuscular e menor mobilidade gastrointestinal.
- Os pacientes apresentam às vezes inchaço, pois diminui a filtração dos glomérulos renais, retendo água e sal.
- A menstruação e o sistema reprodutivo podem ser afetados, pois há toda uma alteração hormonal.

Um comentário:

  1. TENHO TIREOIDITE COM SINTOMAS DE HIPO E É HORRÍVEL, SUDORESE EXCESSIVA E CALOR, DE REPENTE FRIO, IRREGULARIDADE NA PRESSÃO ARTERIAL E FUNÇÃO INTESTINAL. HÁ NOVE MESES FACO USO DE LEVÓIDE QUE FOI PERFEITO NO INICIO, AGORA PARECE QUE NÃO FAZ MAIS EFEITO. LOUCURA MEUS DEUS!!

    ResponderExcluir