domingo, 15 de novembro de 2009

Funções e como atuam os Glicocorticóides e os Mineralocorticóides

OS MINERALOCORTICÓIDES:

(Aldosterona)

Os mineralocorticóides são produzidos na zona glomerulosa. A aldosterona é o seu principal representante. A aldosterona está envolvida na regulação da homeostasia dos ions sódio e potássio, e desta forma, no volume intravascular. A secreção de aldosterona é primariamente regulada pelo sistema renina-angiotensina e pelas concentrações séricas de potássio. Nas situações em que ocorre redução de volume intravascular (Ex. grandes sangramentos), da pressão de perfusão renal ou da carga filtrada de sódio ocorre estímulo à produção de renina pelo aparelho justaglomerular do rim. A renina transforma o angiotensinogênio pelo fígado em angiotensina I, que por sua vez é transformada em angiotensina II pela enzima conversora da angiotensina. A angiotensina II liga-se a receptores específicos na zona glomerulosa, para estimular a produção da aldosterona.

FUNÇÕES:

Têm a capacidade de realizar o balanço eletrolítico dos líquidos extracelulares, regulando as quantidades de sódio e potássio em particular.




OS GLICOCORTICÓIDES:
(Cortisol)





O cortisol é produzido na zona fasciculada e é considerado o principal glicocorticóide endógeno, sendo indispensável para o funcionamento normal de todas as células do nosso organismo.
Os glicocorticóides exercem os seus efeitos ativando um receptor intracelular de glicocorticoide (GR), presente em níveis significativos em todas as células. Estes se localizam no citoplasma das células, e se translocam para o núcleo, quando ligados ao cortisol. O GR, então se liga a genes-alvos, ativando ou suprimindo a transcrição de genes relacionados às ações do cortisol.
A produção do cortisol é regulada pela liberação do hormônio liberador da corticotropina (CRH) do hipotálamo e do hormônio adrenocorticotrópico (ACTH) da glândula pituitária.



FUNÇÕES:


Os glicocorticóides atuam no metabolismo de carboidratos, lipídios e proteínas estimulando a gliconeogênese, aumentando a produção de glicogênio e também a sensibilidade dos tecidos à insulina, ativam a lipólise e faz ocorrer a redistribuição de gordura. Também atuam no Sistema Imune sendo utilizados como antiinflamatórios, bloqueiam ou retardam etapas do processo inflamatório, inibem produção de citocinas que ativam o sistema imunitário e diminuem expansão das células T e B.



Porém, em excesso, os glicocorticóides podem causar danos: leva a uma perda de colágeno e tecido conjuntivo e inibe a formação do osso, diminuindo a proliferação de células, colágeno e proteínas. Além disso, na infância, pode prejudicar o crescimento.













Um comentário: