quarta-feira, 28 de outubro de 2009

Doença de Addison

Quando a produção de corticóide está alterada, com diminuição de produção leva à patologias como a doença de Addison conhecida também por insuficiência Adrenal Primária.

Doença caracterizada pela produção insuficiente dos hormônios da glândula adrenal, situada a cima do rim. A patologia pode ser causada por varios fatores sendo o principal deles a doença auto-imune.
Na doença de causa auto-imune o organismo desenvolve anticorpos contra a glândula renal, provocando insuficiência na produção de seus hormônios.
Sintomas
Geralmente os sintomas se desenvolvem lentamente sendo caracterizados por perda de peso, fraqueza muscular, falta de apetite ,náuseas,pressão arterial baixa, escurecimento da pele em áreas expostas ou não ao sol, cicatrizes, sintomas emocionais como depressão e irritabilidade.
Diagnóstico
Com a apresentação dos sintomas iniciais é difícil se fazer o diagnóstico devendo ser suspeita toda pessoa que apresentar os sintomas descritos a cima. Para obter um diagnóstico preciso o médico precisa fazer dosagens de hormônios como o cortisol, ACTH, aldosterona e da atividade de retina plasmática além de dosagens bioquímicas de glicose, sódio, potássio e creatinina.Em algumas situações o diagnóstico só pode ser estabelecido pelo teste do ACTH que é o teste pelo estimulo do cortisol após a administração de ACTH sintético por via endovenosa.
Tratamento
O tratamento é baseado na reposição dos hormônios deficientes, sendo eles os mineralocorticóides e os glicocorticóides. Os mineralocorticóides podem ser repostos através da administração via oral de fluorhidrocortisona, e também pela ingestão adequada de sódio. Já os glicocorticóides devem ser corrigidos através da administração via oral de derivados sintéticos, preferencialmente a prednisona e a cortisona.

Postado por: Eid Almada

Nenhum comentário:

Postar um comentário